quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Por que algumas músicas grudam na cabeça?

Depois desse post, nós acordamos e a música está lá martelando o nosso cérebro. Começamos a desenvolver nossas atividades e, ela continua lá martelando, martelando. O quê acontece??

Esse fenômeno que faz com que fiquemos repetindo mentalmente uma música se chama earworm( minhoca de ouvido), termo criado pelo professor Jamis Kellaris, da Universidade de Cincinnati. Quando estamos desocupados, ou distraídos, basta pensarmos em uma música para o fenômeno acontecer.

O que se forma, então, é algo parecido com uma coceira cerebral. O jeito de amenizar o incômodo é repetir mentalmente a música.

Para descobrir isso, pesquisadores da Universidade Dartmouth, nos EUA, colocaram voluntários para ouvir música. Sem aviso, a música parava . Quando a melodia era conhecida do ouvinte, o córtex auditivo, continuava trabalhando, relembrando a melodia.

Quando a música era desconhecida, a mente do sujeito ficava vazia. Para ocupar esse espaço, o cérebro começa a repetir o que tinha acabado de ouvir. Estranhamente muheres são mais suscetíveis ao fenômeno, só não se sabe ainda por quê.

Como se livrar da música na cabeça:
Cante tudo
Quando tentamos lembrar ” como é mesmo aquela letra?”, ficamos parados numa parte da música o dia inteiro. Uma solução é cantar a música inteira, para eliminar de vez o chicle.

Vire o disco
Se não pode vencê-los, junte-se a eles. Livrar-se totalmente de uma música pode ser difícil. Aí o jeito é substituir uma melodia muito irritante, por alguma que virá irritá-lo um pouco menos.

Pense muito
Ocupe-se. TV não ajuda muito, já a leitura mantém o cérebro trabalhando. Por isso, se ficar com alguma música na cabeça depois dessa matéria, continue lendo até passar.

0 comentários:

Postar um comentário