Eddie Vedder e seus companheiros subiram ao palco montado no Estádio do Morumbi por volta das 21h15 (cerca de meia hora de atraso), depois do excelente show da clássica banda de punk rock de Los Angeles, o X.
Inicialmente, o primeiro show que a banda faria no Brasil seria nesta sexta (4), porém, a rápida venda dos ingressos mostrou o fôlego que os grunges têm por aqui, e uma apresentação extra foi agendada.
O preço salgado (a inteira na pista saiu por R$190) e o frio talvez tenham espantado uma parte do público, que compareceu ao Morumbi em boa quantidade, mas não lotou o estádio. Poucos se aventuraram a assistir ao show das arquibancadas, que ficaram com lotação muito abaixo do esperado.
No palco, os cinco de Seattle, com a ajuda do pianista Boom Gaspar (que viaja com a banda desde 2002), fizeram valer a tradição de sempre fazer grandes alterações no setlist de um show para o outro. O Pearl Jam abriu com o épico psicodélico ‘Release’, do primeiro e clássico álbum ‘Ten’.
O grupo mostrou que ainda está em forma e fez um show energético, porém sóbrio, sem a porra-louquice do Vedder dos primeiros anos. A maturidade do grunge trocou a escalada de estruturas do palco pela execução certeira e interpretação intensa das músicas. Tanto nos clássicos como ‘Corduroy’, ‘Even Flow’ e ‘Do the Evolution’, quanto nas mais recentes ‘Olé’, ‘World Wide Suicide’ e a folk ‘Just Breathe’, com Vedder no violão e voz.
O vocalista arriscou várias frases em português, algumas delas com a ajuda de uma ‘colinha’ em uma folha de papel."Boa noite, oi galera! Estamos felizes por estar em São Paulo. Obrigado por nos chamar de volta. Vocês estão bem aí?", disparou Vedder. Ah, e assim como na maioria dos shows internacionais recentes, também rolaram inúmeros ‘obrrigados’.
A banda ainda prestou homenagem aos Ramones, dedicando a música ‘Come Back’ (do auto-entitulado álbum de 2006) para o ex-vocalista Joey Ramone, morto em 2001. E na sequência mandando um cover da belíssima canção punk new wave dos Ramones, ‘I Believe in Miracles’.
Fechando a noite, uma sequência que fez até os menos empolgados (e mais friorentos) cantarem a plenos pulmões. ‘Black’, ‘Better Man’ (dois clássicos das radio rock dos anos 90) e ‘Rearviewmirror’ emocionaram o público. O grand finale ficou para o cover de Neil Young ‘Keep On Rockin’ in the Free World’.
O grunge envelheceu (a grande maioria do público no show já na fase dos 25 com barriguinha de cerveja), mas ganhou em maturidade e honestidade. O Pearl Jam de hoje deixa ainda mais à mostra as influências de rock setentista e do punk e hardcore dos anos 80, como o próprio X, Hüsker Dü e R.E.M.
A bola fora da noite ficou por conta da Prefeitura de SP, que não conseguiu montar um esquema funcional para os milhares de fãs que foram ao Morumbi de carro e, no fim do show, entupiram todas as saídas da região, tornando a volta para casa uma verdadeira tortura.
Mas uma coisa é certa, o Pearl Jam ainda não saturou os fãs brasileiros, portanto vale apostar que a energia que Vedder e banda demonstraram nesta quinta pode ser um indício de que a banda pretende voltar outras vezes para o Brasil.
E a tour segue nesta sexta (4) no Morumbi, Rio de Janeiro (6/11 - Praça da Apoteose), Curitiba (9/11 - Estádio do Paraná) e Porto Alegre (11/11 - Estádio do Zequinha).
Veja alguns vídeos do setlist do show em São Paulo:
Alive:
Black
Better man
Even Flow
Come Back, Homenagem a Ramones
Rockin' In The Free World
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