quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Conheça a Ferrari 340 Competizione

Que a Ferrari tem uma legião de fãs e admiradores espalhados pelos quatro cantos do planeta não é segredo para ninguém.
No entanto, o culto não fica restrito à coleção de miniaturas ou, no caso dos sortudos milionários, exemplares raros dos modelos da scuderia italiana.
A fabricante norte americana Gullwing America (GWA), por exemplo, levou a paixão pela marca do cavallino rampante às últimas consequências, projetando e construindo o seu próprio modelo. Trata-se da Ferrari 340 Competizione, desenvolvida tendo como referência o clássico modelo de competições desenhado por Giovanni Michelotti nos anos 1950.

Em 2012, o bólido construído especialmente para disputar a Corrida Panamericana do México completa 60 anos. Ainda que tenha sido derrotado pelo Mercedes-Benz 300 SL, o raro modelo que teve apenas 4 unidades construídas ganhou a devida homenagem da GWA, que está disposta a produzir um exemplar único de sua releitura. A nova 340 será fabricada sobre a plataforma da Ferrari 456, que será revestida por uma carroceria de alumínio construída de forma totalmente artesanal pelo australiano Mark Nugent.

A 340 Competizione será impulsionada por um motor V12 de 5.4 litros, capaz de entregar até 470 cv de potência. O interior irá reproduzir elementos do modelo original – os mostradores do painel serão completamente analógicos, remetendo aos bólidos que começaram a história da Ferrari nas pistas no século passado. A homenagem à Ferrari de 1952 não para por aí: o console e os para-lamas serão decorados com a bandeira do México. E em termos de segurança, a 340 Competizione contará com uma gaiola de sobrevivência fabricada com uma liga de aço cromo-molibdênio. Os assentos em concha serão produzidos com fibra de carbono. Para colaborar com a imponência do novo modelo, a GWA escolheu rodas com cinco raios de fixação central de 18 polegadas, em tons dourados.

Ferrari 340 México de 1952
O modelo que inspira a 340 Competizione de 2012 foi obra do conceituado designer Giovanni Michelotti e fabricado em alumínio pela empresa Carrozeria Vigniale para a Ferrari. Foram produzidas apenas quatro unidades do modelo com a denominação México: três exemplares cupês e somente um conversível. O projeto foi pensado exclusivamente para a célebre La Carrera Panamericana, competição realizada entre 1950 e 1954 no país latino-americano seguindo os moldes da Mille Miglia e da Targa Florio italianas.

As características de design que fazem desta uma Ferrari especial são principalmente duas. A 340 México foi, até então, o modelo com capô mais largo fabricado pela marca de Maranello, com quase dois metros. E também ostentou um formato peculiar de para-lamas, que, de acordo com o designer, ajudariam a induzir o fluxo de ar para esfriar os freios – o que, de fato, nunca aconteceu. O preço de venda da Ferrari 340 México em 1952 era de US$ 14.500. Dois dos modelos originais (chassis 0224AT e 0226AT) foram leiloados recentemente por US$ 4,29 milhões e US$ 3,68 milhões, respectivamente.









0 comentários:

Postar um comentário